top of page

Dicas de Festas

Escolhendo - No verão, cervejas, refrigerantes e água serão bem aceitos, e para o inverno o ideal são bons vinhos.

 

Variedade - Em uma festa com apenas refrigerantes, cervejas e água, o consumo destes será consideravelmente maior do que se também forem servidos vinhos, champagnes e uísques.

 

Tipo de festa - Dependendo do estilo de festa o consumo muda, em uma festa com uma banda animada tocando, bastante água será indispensável, diferente do que aconteceria em um jantar e coquetel mais tranquilos.

 

 

Combinando Vinhos com pratos

 

Veja aqui como calcular a quantidade certa de bebidas para a sua festa:

 

Em primeiro lugar é preciso analisar uma série de variáveis importante sobre a festa, como o tempo de duração da festa. Uma festa longa com certeza irá consumir mais bebidas. Também é preciso definir se será um coquetel, almoço ou jantar.

 

A faixa etária dos convidados também é importante, normalmente os jovens bebem mais que os mais velhos e as crianças bebem a metade dos adultos.

 

Quando será a festa? Inverno, verão? Os tipos de bebidas variam, no verão o consumo de água, refrigerantes e cerveja aumenta, e no inverno o vinho é mais consumido.

 

Agora veja como calcular aproximadamente a quantidade de bebida por convidado

 

1 garrafa de vinho tinto para cada 3 ou 4 pessoas durante um almoço ou jantar.

 

1 garrafa de vinho para cada 2 pessoas em um coquetel.

 

1 garrafa de champanhe para cada 2 pessoas em uma festa "bolo-com-champanhe", onde o champanhe será servido do começo ao fim da festa.

 

1 garrafa de champanhe para cada 8 pessoas na hora do brinde.

 

1 garrafa de whisky para 10 pessoas.

 

1 garrafa de cerveja por convidado em uma festa onde haverá apenas cerveja, refrigerantes e água.

 

1 garrafa de cerveja para cada 4 convidados se houver também vinho tinto e branco.

 

1 garrafa de cerveja para cada 6 convidados se servir também vinho tinto, branco e uísque.

 

400ml de refrigerante por pessoa se também servir outras bebidas e 600ml por pessoa se servir apenas refrigerantes e água.

 

200ml de água mineral por pessoa.

 

1 garrafa de 750ml de coquetel de frutas para cada 25 convidados.

 

MAIS DICAS PARA bebida

 

Para as bebidas o cálculo é um pouco diferente. Se só forem servidas bebidas não alcoólicas calcule 2 copos de 300ml de refrigerante por pessoa a cada 5 horas de evento. E também 400ml de água sem gás por pessoa. Quando o cálculo inclui bebidas alcoólicas ele fica mais complexo e deve-se levar em consideração a variedade servida e também o perfil das pessoas envolvidas na comemoração. Cabe lembrar que: homens preferem whisky à vodka e, se há espumante, essa será a escolha da maioria. Em regras gerais a dosagem é a seguinte:

vodka: 1 garrafa/ 10 pessoas

espumante: 1 garrafa/ 2 pessoas

whisky: 1 garrafa/ 15 pessoas

cerveja: 4 latas/ pessoa

vinho tinto: 1 garrafa/ 5 pessoas

vinho branco: 1 garrafa/ 3 pessoas

Atenção: Cuidado para que não falte gelo na sua festa.

 

10 bebidas fabulosas para um casamento cheio de glamour

 

Se realmente estão à procura de distinção e elegância para o vosso casamento, optar por oferecer um ou dois tipos de cocktails antes da recepção é a atitude indicada.

 

Impressionem os vossos convidados com cocktails cheios de estilo; podem optar por um clássico cocktail de champanhe ou por algo um pouco mais moderno e arrojado. Para acompanhar os cocktails, devem ter sempre à disposição: água, algo como um fresco sumo de laranja natural e alguns Hor d’Oeuvres.

 

Poderão mesmo decidir ter um cocktail que esteja de acordo com o esquema de cores do casamento. Mas se são realmente fãs de um bom cocktail, invistam num bar de cocktails para a festa nocturna que vem depois da recepção.

 

Seguem-se algumas sugestões de cocktails

 

 

 

Bellini

 

 

 

1 parte de sumo de pêssego

 

2 partes champanhe/espumante

 

Combine os ingredientes num flûte de champanhe.

 

 

 

Cosmopolitan

 

 

 

1 1/2 partes vodca

 

1 parte de Cointreau

 

1 parte sumo de groselha

 

1 pouco de sumo de lima

 

uma casca fina de lima

 

Misture num shake todos os ingredientes com gelo picado. Coloque num copo de cocktail.

 

 

 

Gin Fizz

 

 

 

50 ml gin

 

25 ml de sumo de limão natural

 

20 ml xarope de açúcar

 

agua gaseificada

 

Misture num shake, o gin, o sumo de limão e o xarope de açúcar, verta-o para um copo alto com gelo, enchendo-o com a água com gás.

 

 

 

Kir Royal

 

 

 

Champanhe

 

10 ml de licor de fruta: pêssego, amora, ou outro

 

Coloque o licor no fundo do copo de champanhe, e encha-o com champanhe.

 

 

 

Long Island Iced Tea

 

 

 

10 ml vodca

 

10 ml gin

 

10 ml rum

 

10 ml tequilha

 

10 ml triple sec Curacao

 

20 ml sumo de limão natural

 

15 ml xarope de açúcar

 

90 ml Coca-Cola

 

1 casca de limão

 

Misture todos os ingredientes, excepto a Cola, com o gelo e verta para um copo Collins (copo alto) cheio até ¾ de gelo. Acabe de encher com a Coca-Cola, e decore com a casca de limão.

 

 

 

Manhattan

 

 

 

½ shot de Martini rosso

 

1 1/2 shot de whisky

 

algumas gotas de Angostura bitters

 

Cerejas em calda (opcional)

 

Misture todos os ingredientes com bastante gelo, e verta para um copo de cocktail gelado. A quantidade de Martini rosso deve ser adicionada a gosto.

 

 

 

Margarita

 

3 partes de tequilha

 

2 partes triple sec (Cointreau ou Grand Marnier)

 

1 parte de sumo de lima e uma casaca de lima

 

Sal

 

Misture a tequilha o triple sec e o sumo de limão com a lima numa misturadora. Esfregue a borda de um copo de cocktail com um pedaço de lima e molhe a borda do copo em sal fino. Verta a mistura de Margarita no copo e decore com a casca de lima.

 

 

 

Pina Colada

 

 

 

30 ml de rum

 

20 ml de rum escuro

 

30 ml de creme de coco

 

20 ml de chantily

 

90 ml de sumo de ananás

 

1 casca de ananás

 

Opcional: Algumas gotas de Angostura bitters

 

Num shaker ou numa misturadora, misture todos os ingredientes (excepto a casca de ananás) com gelo picado. Verta para um copo alto gelado e decore com a casca de ananás.

 

 

 

Shirley Temple (não-alcoolica)

 

 

 

4-6 shots de ginger ale

 

1 shot de sumo de romã

 

1 shot de sumo de lima

 

Cereja em calda

 

Uma fatia de laranja

 

Coloque todos os ingredientes em cima do gelo, num copo alto. Decore com as cerejas e com a laranja.

 

 

 

Singapura Sling

 

 

 

35 ml de gin

 

1 shot de licor de cereja

 

8 ml de Cointreau

 

8 ml de Benedictine

 

75 ml sumo de ananás

 

2 goles de xarope de romã

 

10 ml sumo de lima

 

água gaseificada

 

algumas gotas de Angostura bitters

 

Pedaços de laranja e cerejas

 

Misture todos os ingredientes excepto a água com o gelo, e verta para um copo alto. Acabe de encher o copo com a água e decore com a laranja e as cerejas.

 

 

 

Dicas para servir os vinhos

 

A temperatura depende do gosto de cada um. Lembre-se, contudo, de algumas dicas:

 

Os brancos quando não resfriados tendem a realçar a acidez; mas se excessivamente gelados, podem impedir a percepção do sabor.

 

Nunca adicione pedras de gelo ao vinho, nem coloque a garrafa no congelador, pois o resfriado bruto aniquila com a qualidade e o sabor da bebida. O ideal é usar baldes com pedaços de gelo, água gelada e sal grosso.

 

No Brasil, quando a temperatura no verão ultrapassa facilmente 35ºC, os tintos devem ser resfriados na parte inferior da geladeira, na porta, ou ainda num balde com água gelada por meia hora.

 

A escolha do copo também é importante. O tipo adequado permite enfatizar todas as virtudes do vinho. Os mais indicados são os cálices, que têm uma haste com o pé. Além de elegantes, podem ser segurados sem que se aqueça o vinho. Os ideais são de cristal ou vidro, de paredes finas, inteiramente lisos (os lapidados não permitem que a cor seja plenamente apreciada). No caso do champanhe, o ideal é o copo tipo "flute", ou flauta, e não a taça tradicional, boca larga, que faz com que a bebida perca as bolhas de gás rapidamente. Por ter a borda mais estreita, a "flute" permite uma melhor concentração e percepção de aromas.

 

Antes de escolher as bebidas que acompanharão seu almoço e jantar festivos, saiba que os rótulos dos vinhos, nacionais e estrangeiros, contêm preciosas informações. Além do nome do fabricante, ano de fabricação, produtor, engarrafador, traz ainda a variedade de uva que deu origem àquele vinho. Se é Cabernet, por exemplo, uma variedade tinta, da região francesa de Bordeaux; se Pinot Blanc, vem da Borgonha. Outro ponto que deve ser notado é o teor alcoólico. Os vinhos normalmente variam de 7,5 a 15 graus (o normal é 12, ou seja, 12 g de álcool por litro). Mais de 17 graus é liquidar com a bebida, pois o álcool matará os microorganismos que a produzem, a partir do açúcar.

 

Conservação da garrafa - A garrafa deve ser guardada deitada ou até mesmo de cabeça para baixo, se em pé, a rolha seca e permite a entrada de ar, quando em contato com o ar o vinho oxida. Também é importante manter a garrafa em um local longe de luz direta e da umidade em excesso, com temperatura entre 12 e 18°C.

 

Abrindo - Na hora de abrir, corte a tampa do gargalo e limpe, não é necessário usar muita força, principalmente com ajuda de um bom saca-rolhas. Acidente com a rolha - Se cair algum pedaço da rolha dentro da garrafa, não se preocupe, é comum acontecer. Tire-os com cuidado e se preciso, coe o vinho.

 

 

Dicas para servir Champagnes

 

 

 

Para servir um champagne deve-se ter atenção a alguns preceitos básicos. O primeiro diz respeito à temperatura, que deve se situar em torno dos 8ºC, podendo chegar a 10ºC. Para os grandes champagnes safrados pode chegar a 14ºC. Para se atingir esta temperatura, bastam cerca de 20 a 30 minutos num balde com água e gelo ou três horas de refrigerador. Não coloque seu champagne no freezer.

 

As taças recomendadas são as "flutes" de cristal, por conseguirem diminuir a superfície de vinho em contato com o ar, e assim manter suas características de "perlage" por muito mais tempo.

 

A "perlage" é simplesmente a coroa de espuma formada pelas bolhas de gás carbônico no topo da taça. Atenção na hora de abrir a garrafa, não permitindo o estouro da rolha, pois isto tem como conseqüência a perda das preciosas borbulhas. Abra a garrafa como um suspiro. Copos resfriados pelo próprio vinho evitam a espuma exagerada e favorecem a "perlage". Um bom champagne deve ter as fileiras de gás mais finas possíveis, subindo com força e constantemente.

 

É falsa a idéia de pensar em servir o champagne durante toda refeição ou festa. O champagne é antes de tudo um vinho e devemos procurar a harmonia entre os pratos, os momentos e as pessoas.

bottom of page